Mais resultados e Menos custo com Anúncios Google

Estudo de Caso: Rafting Apuama (Empresa de Turismo)

análise comercial - típica de empresas do ramo do turismo e transporte

A Rafting Apuama é uma das primeiras empresas da região da Grande Florianópolis a realizar ecoturismo- turismo na natureza- focando principalmente na atividade do Rafting de rio, consistindo em um bote com pessoas e um guia descendo rio abaixo passando por pedras e corredeiras em velocidade considerável. Mas essa ainda não é a parte divertida pra gente…

Como muitas atividades do ramo do turismo e do transporte, a Apuama tem lucro proporcional à quantidade de clientes que estão sendo atendidos ao mesmo tempo. Isso porque o custo, ou seja a despesa, é fixo! não mudando ou mudando muito pouco se você está levando 1 pessoa rio abaixo ou 16 pessoas. Quanto mais clientes no bote, mais lucro!

Então é simples, só conseguir o máximo possível de clientes e botar no bote, certo?

Sim, mas não é tão fácil conseguir esses clientes quando se há tantos competidores diretos (como outras empresas que vendem rafting) e indiretos (outras empresas que vendem passeios e atividades de turismo).

O Pulo do Gato: como bater a competição e maximizar o seu lucro.

Bote Cheio, Bolso cheio. O custo do bote com guia é o mesmo independente de quantas pessoas estão no bote, então é melhor enchê-lo ou nem ir.

como os anúncios google podem ajudar - e ajudaram.... mais ou menos

Estratégias de aquisição de clientes (marketing) são necessárias, oferecer um serviço superior à concorrência não é o suficiente.

Em situações em que ter mais clientes minimiza os seus custos e maximiza o seu lucro diretamente, investir em anúncios Google para trazer mais clientes é a diferença entre ganhar dinheiro ou perder.

Muitos turistas e moradores da região ouvem falar sobre como o rafting é divertido (é mesmo) e pesquisam pelo rafting e atividades de ecoaventura no Google. Eles estão obviamente demostrando interesse no que a Apuama oferece ou nem iriam se dar o trabalho de pesquisar na internet.

A Apuama sabe disso e inovou novamente sendo uma das primeiras empresas a investir nos anúncios Google lá em 2008, sempre com o auxílio de pessoas da área até mesmo funcionários do próprio Google, com o objetivo de:

  • Ser a primeira empresa encontrada quando alguém procura no Google por "Rafting" e seus outros serviços oferecidos (ganhando da competição direta);
  • Divulgar o rafting e a empresa através dos sites parceiros do Google para pessoas interessadas no turismo e turistas (ganhando dos concorrentes indiretos).

É exatamente pra isso que o Google serve, então o Google foi a ferramenta certa… Tudo perfeito, então certo?

Nop, a empresa sentia que podia melhorar e que estava gastando muito sem perceber o retorno, todo mês o orçamento máximo designado aos anúncios Google era atingido, até mesmo quando o retorno não era obtido. Por exemplo, no inverno catarinense o rio em que o Rafting Apuama é realizado fica muito gelado e se há muito poucas pesquisas pelos serviços, mas incrivelmente o Google ainda conseguia gastar todo o orçamento! 

E a opinião dos funcionários do Google não estavam ajudando a gastar menos nem a ter mais retorno.

DSCN1582-1024x768
O Google era a ferramenta certa para conseguir mais clientes, mas ainda não estava acertando... você precisa saber usar a ferramenta ou achar alguém que sabe 😉

porém algo aconteceu que ajudou de verdade!

Uma empresa parceira da Apuama que já conhecia e confiava nos nossos serviços nos indicou, em uma rápida consulta na conta dos anúncios via internet foi possível constatar os problemas que impediam conseguir o máximo possível de clientes e que mantinham o custo muito alto mesmo sem retorno.

Esses problemas são típicos da grande maioria das contas Google: 

  • Muitos cliques de pessoas que não têm chance de virar cliente (crianças por exemplo), gerando custo sem retorno;
  • Falta de rastreamento do que os usuários que vinham pelos anúncios Google faziam no site, então não se sabia o que estava dando lucro ou prejuízo... geralmente nessas situações é prejuízo;
  • O orçamento máximo era atingido com cliques de quem não tinha chance de virar cliente, e quando alguém que tinha chance de virar cliente pesquisava pelos serviços, não havia mais anúncios, pois todo o orçamento foi desperdiçado (então quem aparecia em primeiro era o competidor :O);
  • O site da empresa não era otimizado para tornar o mais fácil possível que os clientes conseguissem entrar em contato e reservar.

Após definir e demostrar os problemas na consulta inicial, foram definidos os objetivos:

  1. conseguir mais clientes;
  2. diminuir os custos;
  3. Fazer que a empresa senti-se os resultados tanto na demanda maior como também gastando menos no fim do mês;
  4. Rastrear de uma forma que fosse fácil para empresa observar se os anúncios estão sendo lucrativos.

Na situação, todos os objetivos podiam ser alcançados, então fechamos negócio e era hora de começar o trabalho para evitar mais desperdício e conseguir mais clientes.

1º passo: eliminar os cliques de quem não tem chance de virar cliente

Ao contrário do censo popular, muitas pessoas indo ao seu site não é o que sua empresa precisa, a final você prefere:

A- 100 visitas e ninguém compra;

B- 10 visitas e 1 uma compra.

Lembre-se que a empresa paga por todos os cliques, então é melhor poucos cliques que tragam retorno financeiro do que muitos sem retorno algum.

Um exemplo claro de cliques que não trazem dinheiro é os cliques vindos de aplicativos de jogos infantis.

Você pagará por eles, mas eles não pagarão nada a você.

Retirando a possibilidade de trazer esses cliques e outros, removemos muito do gasto que não havia retorno (tanto que não houve queda alguma na demanda pelo serviço, mas houve uma queda no custo com os anúncios).

2º passo: conseguir mais cliques bons

Identificamos quais pesquisas que podiam trazer cliques de pessoas interessadas nos serviços da Apuama e garantimos que os anúncios aparecessem lá, e mais: tornamos o anúncios o maior possível para garantir maior taxa de cliques.

Mais Espaço ocupado pelo seu anúncios = Mais cliques.

Você sabia que quanto maior forem os seus anúncios, mais bons cliques você receberá e você pagará menos ainda por eles?

3º passo: rastrear os resultados para saber que estava tendo bons resultados

Todo negócio tem uma margem de lucro, seu custo para conseguir um cliente não pode ser maior do que o lucro que o cliente dará, ou você estará pagando para trabalhar.

Só existe uma forma de garantir que você está gastando tendo lucro na internet (e em qualquer lugar):

Rastreie o quanto gasta para conseguir uma venda !

No caso, conseguimos concluir vendas pelos anúncios Google pagando até 4x menos do que uma comissão dada a um vendedor, tornando o site o melhor vendedor possível!

Sempre saiba o seu Custo/conv. ou você pode estar perdendo dinheiro (se o valor é 0,00, você não tem conversão ou não está rastreando) * Imagem ilustrativa, não sendo da conta Apuama

bônus: torne fácil para o cliente fazer o que você quer que ele faça!

Isso parece simples, mas é muito comum encontrar sites que dificultam fazer que o cliente compre ou que entre em contato.

Se você pagar para levar alguém ao seu site, é melhor que o seu site torne fácil fazer que o cliente compre!

A Apuama preferia atender os clientes via Whatsapp (e a maioria dos clientes também preferia ser atendido via Whatsapp) então tornamos fácil que os clientes entrassem em contato via Whatsapp!

E claro que conseguimos rastrear os cliques que vão do site ao Whatsapp!

Exemplo de Facilitar o contato do cliente: O Whatsapp sempre está a um clique de distância em qualquer página do site.

e pronto, mais clientes com menos custo na prática!

Com essas ações, conseguimos mais clientes da forma desejada lucrativamente e gastando menos do que antes.

É uma situação em que todos ganham, os clientes têm uma experiência melhor no site, a empresa consegue clientes mais barato, e o Google tem um cliente que sabe que os seus anúncios trazem resultados positivos e provavelmente anunciará pelo resto da vida!

E claro, nós ganhamos um cliente feliz e que nos indica para outras empresas até hoje.

Se isso não é um caso de sucesso, eu não sei o que é.

talvez seja possível fazer o mesmo pela sua empresa!

O único jeito de descobrir é marcando uma consulta, assim você contará com a opinião de um especialista em anúncios Google sobre o que é possível fazer no seu negócio.

Shopping Basket